Yoga Emagrece? Veja o que não lhe contaram!

yoga-emagrece-praticando-yoga.

Muitas vezes me deparo com essa questão. Na verdade quando alguma mulher descobre que sou professor de Yoga eu até já fico esperando que ela me faça essa pergunta: Professor, Yoga emagrece?

.

Eu vou já lhe responder … 

.

Mas antes, existe uma algo crucial que você precisa saber…

.

Um engano muito comum a respeito do Yoga que é importante ser esclarecido para que você evite ansiedade e frustrações desnecessárias…

.

.

Muitas pessoas conhecem essa maravilhosa filosofia milenar apenas através de imagens no Instagram ou no Facebook. Assim, o que fica registrado na memoria delas são apenas lindas pessoas jovens e belas realizando posições bem difíceis de fazer.

.

É comum isso despertar uma ansiedade nas pessoas que logo pensam: “Nossa, quero ser igual a essa pessoa! Praticar Yoga e ficar assim!”

.

Aí me deparo com alunos recém chegados mostrando as fotos no celular e perguntando: -“ Em quanto tempo eu vou conseguir fazer isso?”

.

Uma clara expressão de desconhecimento da ciência do Yoga. Essa prática não está ligada ao “fazer” e sim ao “ser”. Não é o que você faz que importa para o Yoga e sim o que você é.

.

.

Deixa eu explicar melhor…

.

O Yoga é uma filosofia milenar que visa o desenvolvimento de todas as dimensões humanas. Uma forma bem simples de entender é que a humanidade criou uma tecnologia para tudo nessa vida! Até para evoluir espiritualmente. O nome dessa tecnologia é YOGA.

.

Não! Não é uma religião. Até mesmo por que tecnologia não tem nada a ver com religião ou dogmas. Independente de sua religião você pode acessar computadores ou viajar de avião. Da mesma forma, pode acessar a tecnologia do Yoga.

.

.

Se o Yoga é uma ciência que visa a evolução humana fica claro entender que “emagrecer” é algo ínfimo diante de tudo que ela pode oferecer. 

.

Estudar o Yoga apenas para emagrecer seria o mesmo que comprar um jato supersônico unicamente para acessar as horas no painel de bordo!

.

Como disse antes, o Yoga visa contemplar todas as dimensões humanas e isso quer dizer: corpo, mente, emoções e espirito. Filosofia, posturas corporais, técnicas de respiração, relaxamento e meditação fazem parte desse estudo. 

.yoga-emagrece-praticando-yoga-1

.

Sim! Se o corpo está incluso nesse “pacote” existem benefícios para ele! 

E sim! Ele emagrece! Claro!

.

Um corpo sedentário, pesado e flácido não constitui uma base física favorável para uma mente estável e um espirito em paz.

.

O motivo do Yoga proporcionar saúde e vitalidade para o corpo é essa! Dar à mente, emoções e ao espírito um sustento material propício à evolução!

.

Eis um conhecimento pouco difundido e que fará total diferença na evolução de sua prática:

.

Um corpo extremamente musculoso ou flexível não é meta do Yoga!

.

Embora isso possa ser alcançado, não é, de modo algum, a meta do Yoga!

.

É importante ter saúde, vitalidade e bem estar e não ser um acrobata ou faquir. 

.

Para o Yoga a energia vital, conhecida como Prana, deve fluir livremente em seu corpo. Isso será o bastante para alcançar o estado ideal de desenvolvimento espiritual. 

Infelizmente a forma como ele vem sendo difundindo às vezes confunde as pessoas que acabam acreditando que o Yoga é mais uma atividade fitness para deixar o corpo “sarado”.

.

Não se contente com pouco!

.

Por que só melhorar as condições do corpo quando você pode ter tudo? Corpo/Mente/Espirito?

.

Quando digo que o Yoga é um jato supersônico não estou de brincadeira. Ele pode lhe levar aonde você nunca imaginou… Basta sentar e pilotar!

.

Um grande abraço!