Técnica Simples para Despertar a Respiração Abdominal

.

A maioria das pessoas respira apenas com a parte superior do pulmão, elevando e baixando o tórax, sendo uma forma de respirar muito limitada, pois dessa forma entra menos ar na área superior do pulmão do que pela respiração abdominal.

.

Elas geralmente tem um alto índice de estresse e ansiedade, pois a respiração fica mais curta e ofegante diminuindo assim a captação do ar e consequentemente a absorção de energia vital.

.

pranayama

.

A primeira coisa que devemos fazer quando vamos praticar yoga é respirar da forma correta e para respirarmos da forma correta nós precisamos liberar as áreas do pulmão através de exercícios que expandem e comprimem a região pulmonar e abdominal.

.

Para dominar os músculos que envolvem a parte inferior do pulmão eu tenho uma técnica bem simples que vou ensinar agora para você:

.

  • Deite-se de costas para o chão, com os joelhos flexionados, tocando a sola dos pés no chão;
  • Coloque um peso sobre a barriga, na altura d o umbigo. Pode ser um saco de arroz de 1kg ou um livro grosso;
  • Sem se preocupar com a respiração, levante e desça a barriga de maneir a ver esse peso subindo e descendo (apoie um travesseiro na cabeça para observar melhor);
  • Faça isso entre 5 e 10 vezes e depois faça uma pausa para começar novamente
  • Continue até sentir que já trabalhou bem a musculatura, podem ser cinco ciclos de dez movimentos por exemplo. Procure sentir os limites do seu corpo;
  • Quando tiver dominado a musculatura após realizar a técnica por alguns é hora de uní-la a respiração.  Subindo o peso ao inspirar e descendo ao expirar, você verá que ficará fácil … e pronto!!

.

Depois é só tirar o peso e sentar para fazer a técnica já tendo dominado a ” Respiração Abdominal”.

.

Lembre-se: Realize as técnicas de respiração antes dos ásanas!

.

Veja o vídeo abaixo da demonstração da técnica:

 

 

Namastê