Os benefícios mentais do yoga

Vivemos em uma rotina tão agitada, que as vezes nem temos tempo para descansar e praticar algo que gostamos. Mas, não se preocupe. Existe vida após as horas de trabalho e de estudo e para aproveitar o melhor dela, você só precisa desligar sua mente de todos os problemas e correrias.

 

Apesar de ser um conselho simples, não é fácil colocar em prática. Tudo seria mais tranquilo se pudéssemos acionar ou desabilitar algumas tarefas de nossa mente apenas com a ajuda de um botão, mas, já que essa ferramenta não existe, precisamos de um momento a sós para compreender como parar.

 

A prática de yoga pode ser uma excelente aliada na hora de aliviar a cabeça e se engana muito quem acredita que essa prática traz benefícios apenas para o corpo. Vamos ver aqui todos os campos e áreas nas quais a yoga pode te ajudar.

buddhist-481763_1280

Corpo são, mente sã

 

A prática da yoga é vista por muitos como algo que vai além da atividade física, além da ginástica ou mesmo de religião. A yoga, pode ser considerada uma filosofia. Os grandes pensadores gregos defendiam que uma pessoa para ser notável tinha que exercitar a mente e o corpo, daí vem a expressão corpo são, mente sã.

 

Essa afirmação atravessou a Grécia Antiga e vemos que ela é verdadeira até o dia de hoje. Não são poucos os casos que vemos de pessoas com doenças causadas por algum desequilíbrio mental. A ansiedade, por exemplo, é algo que tem origem em nossa mente, mas traz reflexos ao corpo, como cefaleia, tremores e outros sintomas.

 

A yoga combina alguns elementos em seus exercícios que são perfeitos para desacelerar a mente e trazer bem-estar para todo o corpo. Entre esses elementos, podemos destacar a concentração, os gestos reflexológicos manuais, a respiração e também a purificação orgânica. Tudo isso atua diretamente no sistema nervoso e resulta na sensação de relaxamento.

fitness-1327255_1280

Como praticar

É necessário que você encontre um momento só para você em sua rotina. Destine ao menos 20 minutos sem agitação, problemas, trânsito ou trabalho e fique em um espaço onde não será incomodado.

Procure novos exercícios de yoga, mas você pode começar pelo mais tradicional, que é quando você tira os sapatos, senta em posição de índio e controla a respiração e pensa por pelo menos 5 minutos.

 

Porque praticar yoga?

Os benefícios dessa prática são inúmeros. Você vai perceber que até os seus órgãos funcionarão de maneira mais adequada após as sessões de exercícios.

 

Com a yoga, você reduz dores como as que afetam as costas, além de garantir um melhor funcionamento do seu coração e pulmões. Todo o seu sistema nervoso é beneficiado pela prática e isso resulta no alívio do estresse e ansiedade, que ao serem minimizados auxilia na perda de peso.

 

Por trabalhar diretamente a mente, a yoga é indicada para pessoas que sofram de doenças psicossomáticas. Ou seja, você combate problemas psíquicos e ainda deixa o corpo em dia. É possível também definir o corpo, pois alguns exercícios precisam de força e trabalham a musculatura.

como-curar-o-estresse-11-praticando-yoga
Estresse: Como controlar e usar a seu favor (passo a passo)
buddhist-481763_1280
Os benefícios mentais do yoga
yoga e ansiedade
Ansiedade: como eliminar através do Yoga
Mentalização
Mentalização: Como Fazer de Modo Eficaz?
yoga-emagrece-praticando-yoga-1
Yoga Emagrece? Veja o que não lhe contaram!
yoga-e-seus-beneficios
Porque as pessoas amam praticar yoga?
circulac%cc%a7a%cc%83o-yoga
5 Benefícios do Yoga que talvez você não conhecia
posicao-corpo
Yoga para idosos: como senhora de 87 anos muda de vida após praticar yoga