Yoga para idosos: como senhora de 87 anos muda de vida após praticar yoga

 

Aos 85 anos, a senhora Anna Pesce vai visitar seus filhos na cidade de Wagener. A então nova iorquina quase caiu tentando subir um lance de escadas.

 

O testemunho dela da situação foi que ela sentiu terríveis dores nas costas que mal a permitiam ficar de pé. Ela então foi carregada para o andar de cima e a deixaram em uma cadeira de rodas pelo resto do dia.

 

Por mais de décadas, Anna sofria com problemas de uma postura corcunda, consequência de hérnias de disco, escoliose e osteoporose, que enfraqueceram sua estrutura óssea e curvaram sua espinha dorsal.

 

Dito por ela, tudo havia sido tentado. Acupuntura, fisioterapia e até um quiroprata, nada funcionou. Era sempre uma solução temporária, mas a dor voltava logo depois.

 

 

O começo da melhora

 

Três meses após a visita dela a seus filhos na Carolina do Sul, ela começou a ver a instrutora de Yoga Rachel Jesien, que também sofre de escoliose uma curvatura malformada na espinha, normalmente durante a puberdade.

 

Rachel Jesien foi apresentada para Anna por sua filha, também instrutora de Yoga. A escolha de Rachel ser a instrutora para Anna foi devido a sua experiência e especialização com problemas relacionados as costas e postura.

 

As visitas de Rachel aconteciam uma vez por semana. Ela mostrava e ajudava Anna a executar exercícios e poses restauradoras, as quais Anna manteve a prática. Um mês de sessões depois, o resultado finalmente chegou: Anne consegue voltar a andar normalmente.

 

posicao-corpo

Reconhecendo o próprio corpo

 

Após somente dois meses, Anna já sabia quais posições fazer caso sentisse dores específicas, sem precisar de Rachel para as identificar ou executar.

 

Em apenas quatro meses, Anna já conseguia ficar de cabeça para baixo, com as costas na parede e suas pernas em posição de V invertido para manter a base.

 

Isso tudo é impressionante para quem somente a quatro meses não conseguia subir uma escada direito.

 

De acordo com a instrutora, Anna era muito tímida inicialmente, pois ela sentia muita dor e mal conseguia se mexer. Porém, mesmo após toda a melhora, elas continuaram as sessões semanais por mais dois anos.

Double exposure portrait of woman performing yoga asana reflects unity of human and nature

Yoga com guia prático

 

Rachel, como instrutora de Yoga e especialista em cuidados da coluna, conseguia selecionar os exercícios para cuidar da densidade óssea e muscular, aliviando as dores causadas por osteoporose, osteoartríte, e as sequelas dos anos de má postura pela corcunda que havia se desenvolvido.

 

A própria instrutora teve que usar aparelho para as costas por muito tempo, e fazer sessões de fisioterapia, que dito por ela não ajudavam muito. A única cura definitiva com certeza foi o Yoga.

 

Doutores e especialistas preferem que um terapeuta específico da área seja visto ao invés de um professor de Yoga, porém a própria doutora que cuida de Anna concorda que pacientes devem ser vistos por suas necessidades individuais.

 

Ela também concorda que o Yoga ajudou Anna de forma que todos os outros nem sonhavam em ajudar. Hoje Anna, aos 87 anos, começou a viver novamente uma vida muito saudável.

como-curar-o-estresse-11-praticando-yoga
Estresse: Como controlar e usar a seu favor (passo a passo)
buddhist-481763_1280
Os benefícios mentais do yoga
yoga e ansiedade
Ansiedade: como eliminar através do Yoga
Mentalização
Mentalização: Como Fazer de Modo Eficaz?
yoga-emagrece-praticando-yoga-1
Yoga Emagrece? Veja o que não lhe contaram!
yoga-e-seus-beneficios
Porque as pessoas amam praticar yoga?
circulac%cc%a7a%cc%83o-yoga
5 Benefícios do Yoga que talvez você não conhecia
posicao-corpo
Yoga para idosos: como senhora de 87 anos muda de vida após praticar yoga