Mitos do Yoga: Conheça 5 e Tenha uma Nova Percepção

5 Mitos do Yoga.

.

Conheci o Yoga por volta de 2005 quando encontrei, na prateleira de livros do meu pai, um chamado “Autoperfeição com Hatha Yoga” , do Prof. Hermógenes.

.

Depois de muito estudar e praticar, em 2007 tornei-me instrutor e desde então venho dando aulas para várias pessoas. 

.

Cada uma delas chega para as aulas com uma visão diferente a cerca do Yoga, algumas dessas percepções são recorrentes e completamente distorcidas da realidade, por isso resolvi escrever esse texto esclarecendo os cinco mitos do yoga mais comuns que os alunos trazem consigo nas primeiras aulas.

.

Mitos do Yoga

.

 Mitos do Yoga: Mito 5 – Yoga é Só Para Relaxar!

.

É muito comum ouvir as pessoas dizerem “- Eu acho que Yoga é só para relaxar”. Quando alguém me diz isso eu pergunto quanto ela pesa. Se for mulher, ela fica meio constrangida e diz que pesa lá seus 65 quilos. Pergunto se ela já levantou pesos de 65 quilos.

.

Aí escuto a resposta com um olhar estarrecido: “Não, não aguento levantar isso tudo”. Digo, “- Pois é. Esse é o potencial peso que você pode levantar fazendo Yoga”. Acredito que se você conseguisse fazer isso não seria só para relaxar.

.

Por ser uma prática que atua a nível mental e emocional, muitas pessoas esquecem que o Yoga possui uma forte ação a nível físico. O Yoga trabalha com algo chamado isometria onde o próprio peso do corpo é usado para tonificar e distribuir sangue e energia vital de forma saudável e equilibrada por todo corpo.

.

Mitos do Yoga

.

 Mitos do Yoga: Mito 4: O Yoga é Só Para Quem é Flexível!

.

Em contrapartida a esse mito existem outras pessoas que afirmam “- Yoga é só para gente flexível”. Nesse caso eu respondo “– Se você já fosse flexível não precisaria fazer Yoga!”

.

Claro que essa resposta é uma brincadeira porque o Yoga proporciona bem mais do que flexibilidade, mas se você se acha pouco flexível então tem muito a ganhar com o Yoga.

.

A questão é que somos educados desde crianças a competir uns com os outros e vemos nas turmas de Yoga alunos olhando para os lados para comparar sua execução de um movimento com a dos outros.

.

Quando isso ocorre, pessoas pouco flexíveis ficam envergonhadas por mover tão pouco o corpo. O Yoga não serve para competição ou apresentações! É algo que é feito pra si mesmo. É íntimo e, embora possa ser feita em grupo, cada um tem sua experiência.

.

Se você viu pessoas em fotos de propaganda fazendo posições difíceis e se sentiu incapaz de fazer Yoga, fique tranquilo que uma prática bem orientada se adapta perfeitamente a qualquer pessoa (criança, adulto ou idoso) e possui um avanço suave e gradual.

.

As propagandas mostram aquilo que julgam ser atrativas a um determinado público e não revelam o que realmente é o Yoga em sua totalidade.

.

Mitos do Yoga

.

 Mitos do Yoga: Mito 3 – O Yoga é Uma Religião!

.

Outro mito recorrente é que o Yoga seja algo religioso ou esotérico. Já tive um aluno que disse que achava que Yoga era só sentar e fazer ommmmmmmm.

.

O Yoga é uma tecnologia psicofísica e possui resultados a níveis profundos. Não tem nenhuma conotação religiosa.

.

Da mesma forma que ocidentais desenvolveram muitas tecnologias materiais ao longo dos séculos, algumas culturas orientais voltaram-se para dentro da realidade humana e criaram tecnologias psicofísicas.

.

Como o Yoga é um conhecimento que permanece vivo há muito tempo e vem de outra cultura, devemos tomar cuidado para filtrar sua essência e não cairmos no erro de aceitarmos todos os vícios de outra cultura.

.

Talvez pelo fato de alguns professores confundirem Yoga com Hinduísmo, tudo indica que o Yoga surgiu na Índia, ou usarem o um contexto esotérico para impressionar seus alunos, é que esse mito ainda exista.

Então para deixar bem claro: O Yoga é uma ciência que pode ser testada e aprovada por qualquer pessoa independente de sexo, raça ou credo! Se você ver em algum local práticas de conotação religiosa, isso não é Yoga!

.

mitos do yoga

.

Mitos do Yoga: Mito 2 – O Yoga Não é Para Ansiosos!

.

Outro mito comum é do “ansioso demais para fazer Yoga”. Muitas pessoas dizem que nunca conseguiriam fazer Yoga por que são ansiosas demais, mas elas nunca tentaram!

.

Um outro ponto importante é que ela mesmo tendo feito Yoga em um lugar e não tenha gostado, não significa que o Yoga não combine com você e sim que aquele professor ou estilo de Yoga não é o ideal no seu caso.

.

Sim! Existem vários estilos de Yoga e cada professor interpreta o estilo que usa a sua maneira. Não tome decisões precipitadas só por que viu alguém fazendo uma aula ou você fez em algum local e não gostou.

.

Existem estilos de Yoga mais lentos e outros mais rápidos e vigorosos. Como professor eu adapto minha prática de acordo com o perfil da turma. Então, tente fazer antes de julgar e, se não gostar, faça em outro local para ter certeza que o Yoga não “combina com você”. Porque se a ansiedade é algo que você possui, com certeza o Yoga combina com você!

.

Mitos do Yoga

.

Mitos do Yoga: Mito 1: Existe Um Estilo De Yoga Melhor Do Que o Outro!

.

Um dos piores mitos é que um Yoga é melhor do que outro! Isso não existe. Em todo tipo de trabalho há pessoas mais capacitadas do que outras em realizar determinadas tarefas, mas cada tipo de Yoga se adapta melhor a um perfil específico de pessoa.

.

Nenhuma prática é melhor por ser mais antiga ou porque o professor foi à Índia. Comprar uma passagem para a Índia não faz ninguém mais santo. Na verdade, o pior mito do Yoga é que o professor deve ser um santo sem pecado e ser seguido por fiéis praticantes! Se você encontrar um professor de Yoga com cara de santo, saia correndo!

.

O Yoga não deixa ninguém perfeito ou resolve todos os problemas de quem o pratica. Ele dá ferramentas para lidarmos melhor com os nossos defeitos e problemas. Cabe a cada um realizar sua própria transformação pessoal.

.

Mudança de hábitos, desenvolvimento pessoal, saúde, vitalidade e auto conhecimento são benefícios que se pode alcançar usando as ferramentas do Yoga, mas lembre-se! São ferramentas…

.

Saúde e paz!

Namastê

Gabriel Medeiros  

 

  • Helena Pereira

    Muito esclarecedor seu texto Gabriel! Muitas pessoas pensam assim sobre yoga.Inclusive eu era uma dessas que achava por ser ansiosa demais,isso não combinaria comigo.Estou amando praticar e não pretendo parar.Parabéns pelo artigo,e pelas aulas.Um abraço!

    • Gabriel C Medeiros

      Olá Helena,

      Muito obrigado…
      Fico muito feliz com seu depoimento! Precisamos quebrar essas barreiras que ainda habitam em muitas pessoas para que a prática de Yoga seja algo cada vez mais comum. Esse é meu trabalho… Difundir o Yoga! Um grande Abraço!

como-curar-o-estresse-11-praticando-yoga
Estresse: Como controlar e usar a seu favor (passo a passo)
buddhist-481763_1280
Os benefícios mentais do yoga
yoga e ansiedade
Ansiedade: como eliminar através do Yoga
Mentalização
Mentalização: Como Fazer de Modo Eficaz?
yoga-emagrece-praticando-yoga-1
Yoga Emagrece? Veja o que não lhe contaram!
yoga-e-seus-beneficios
Porque as pessoas amam praticar yoga?
circulac%cc%a7a%cc%83o-yoga
5 Benefícios do Yoga que talvez você não conhecia
posicao-corpo
Yoga para idosos: como senhora de 87 anos muda de vida após praticar yoga