Autoconhecimento: 17 Livros Valiosos Para Aprofundar

Autoconhecimento: 17 Livros Valiosos Para Aprofundar Sobre o Tema.

.

.

Hoje passou pela minha cabeça escrever esse artigo quando uma aluna minha me perguntou no final da aula:

.

 “Gabriel, que livros posso me aprofundar sobre autoconhecimento?”

.

Pensando sobre o tema eu refiz todo meu caminho de estudo, revisando o que eu havia lido no passado e que havia de importância fundamental na minha forma de compreender o mundo hoje.

.

Essa análise foi muito interessante por que acabei fazendo minha biografia através dos livros que me marcaram profundamente. Houveram outros, mas sempre quando lembro dos pontos cruciais do meu desenvolvimento esses livros que vou indicar aparecem como portais que iniciaram novas fases da minha vida e estou certo que farão o mesmo com quem os leia. 

.

O primeiro e que foi como uma bomba para mim foi. Li bem jovem, quando eu tinha dezesseis anos. Uma porta se abriu em minha mente com a leitura desse material que aconselho a todos! Certamente, o conteúdo desse livro deveria ser visto em todas as escolas por que o autoconhecimento é a base de qualquer educação.

.

O livro chama-se: “O Homem e Seus Símbolos” escrito pelo mestre Carl G. Jung e seus discípulos. Considero o Jung como um de meus mestres e, tenha certeza, se você ler este livro pensará o mesmo dele. 

.

Jung se inspirou em um sonho para produzir o conteúdo desse manuscrito. No sonho, ele se via diante de uma plateia em um local de oratória da antiga Grécia e falava para o povo, mas ninguém o entendia. Ao acordar ele interpretou a mensagem de seu inconsciente: “Deveria produzir um livro que transcrevesse sua teoria de forma acessível aos leigos de psicologia e psiquiatria”.

.

Nesse livro você entenderá a dinâmica psíquica do ser humano e como lidar com seu inconsciente… Isso é muuuuuito bom! Recomento de coração! Depois de ler esse livro você irá interpretar seus sonhos… Isso é fantástico!.

.

O segundo grande livro que li nessa época foi “O Sagrado e o Profano” de Francis Huxley. Esse é um super livro. Bem grande. .

.

Muito denso e poderoso. É para os heróis da leitura… Só para quem quer se aprofundar mesmo nas raízes da antropologia. Muito bom… Mas para poucos…

.

Seguindo para uma leitura mais leve, porém, não menos poderoso, está o “Autoperfeição com Hatha Yoga” do Prof. Hermógenes. Esse foi o grande portal de inicia
ção do Yoga pra mim. Técnicas simples e eficazes me mostraram um jeito prático de conduzir minha própria evolução pessoal. O Yoga produz maravilhas! Inúmeras histórias de vida tenho visto diariamente de pessoas que leram esse livro e mudaram radicalmente. Eu sou uma delas…  

.

É para pessoas que nunca ouviram falar de Yoga e desejam adentrar no estudo. 

.


O próximo livro tem uma história. Lá estava eu andando com uma amiga em uma rua cheia de sebos de livros raros no Rio de Janeiro. Quando entramos em uma dessas lojas, me deparei com uma quantidade enorme de material e fiquei muito feliz com isso. Eu adoro livros!

.

Passando a vista sobre eles parei o olhar sobre uma capa que me despertou a atenção. Era a imagem de Buda e símbolos que pareciam complexos gráficos de estudos de física. Foi aí que me deparei com a obra de Fritjof Capra. Esse livro era o “O Tao Da Física”.

.

Esse precioso material estabelece pontes entra o pensamento oriental e ocidental. Unindo ciência e espiritualidade. É algo muito interessante de se ler. Com ele você adentra no mundo da física quântica, sobre esse mesmo tema Capra aprofunda no “O ponto de Mutação”. 

.

Ainda nesse mesmo passeio em sebos antigos no Rio conheci aquele que considero minha maior influencia no Yoga: Caio Miranda.

.

Ele tocou meu coração em seu livro raríssimo “A Libertação pelo Yoga”.

.

O livro que mais li na minha vida.

.

Existe um outro livro sobre física quântica que foi escrito por um brasileiro e que acho mais compreensível é melhor de se ler do que o Tao da física. Chama-se “Quem Se Atreve A Ter Certeza? “ do Dra Maria de Lourdes Andreeta e Jose Pedro Andreeta. Muito bom mesmo! É uma leitura bem agradável e esclarecedora.

.

.

Agora se você desejar uma viagem pesada… Daquelas bem loucas, eu indico “O Fim Das Certezas. Tempo Caos E As Leis Da Natureza” do Prêmio Nobel de Química, o russo Ilya Prigogine.

.

Eu lia esse livro em uma praça que ficava em frente à Universidade. .

.

Esse, só lendo mesmo pra saber, mas posso dizer que ele vai abordar a teoria do Caos.

.

.

Pra deixar a coisa mais leve e suave…

.

Se você está interessado em uma leitura gostosa e inspiradora. Indico o “Siddhartha” de Hermann Hesse.

.

Esse eu li na adolescência .

.


Uma edição que veio na “Folha de São Paulo”

.
É um romance sobre Siddhartha que veio a se tornar um Buda.

.

Gostei bastante dele… me tocou profundamente…

.

Assim como “Autobiografia de um Yogue” de Paramahansa Yogananda.

.

Agora vamos para uma outra transformação profunda que tive em minha vida. Ela aconteceu quando comecei a namorar a Larissa Vasques, filha de meu professor de Yoga, Cícero Vasques, e minha esposa atualmente. Através dele pude conhecer a PNL ou Programação Neurolinguística. Uma ciência poderosa de transformação pessoal que une Psicologia e Neurociência. 

.

O primeiro livro que li sobre o tema foi ”Poder Sem Limites” de Anthony Robbins. Se eu consegui alcançar a realização de muitos dos meus sonhos hoje foi por conta da PNL e esse livro é perfeito para conhecer o tema.

.

Uma leitura leve e limpa. Sem termos complexos ou enrolações. É simples e direto. Indico de coração. Mude sua vida com PNL! Ela fez milagres comigo. Robbins escreveu outro bem maior para ser lido depois que se chama “Liberte seu Poder Interior”.

.

Um outro livro muito bom sobre o tema é o “Qualidade Começa em Mim” de Tom Chung. Existem muitos livros de PNL, mas nem todos são saborosos de ler. Esse é muito bom e prático. É ler a aplicar no dia a dia.

.

A PNL me levou a outra transformação. Pois é, as coisas são assim… Uma mudança leva a outra e eu fui levado a uma nova compreensão de mundo em um dia bem específico. 

.

Quando Larissa ficou grávida de nosso primeiro filho, não sabíamos que isso ia acontecer e não havíamos nos preparado para esse maravilhoso acontecimento. Então, eu me mudei para a casa dela e improvisamos um quarto na biblioteca de livros do pai dela. Isso mesmo, eu morei na biblioteca de livros de meu professor de Yoga…

.

Se alguém me pergunta: “- Gabriel, onde você fez sua formação?” eu respondo: “-Comecei na biblioteca de meu pai e terminei na do meu sogro”. Na verdade, acho que a formação nunca acaba. 

.

Um dia, eu estava andando na biblioteca de meu sogro e senti vontade de pegar um livro pra ler. Eu queria algo novo, mas já havia lido quase todos. Foi aí que peguei um livro que nunca tinha me chamado a atenção antes, ele se chamava “Seja Feliz, Saudável e Rico” de Randy Gage. Minha primeira reação foi de reprovação. “-Como o Cícero compra um livro desses!”.

.

A capa era um cara de roupa elegante encostado em um super carro importado e as letras do título eram como se fossem de ouro. Mais brega impossível…

.

Mas, como eu queria algo novo me permiti ler esse livro… Hoje, se eu pudesse encontrar o Randy Gage na minha frente só iria ter uma coisa a dizer pra ele:

.

“-Obrigado!”.

.

Eu sempre achei que espiritualidade era oposta a riqueza e que dinheiro era algo impuro e graças a leitura desse livro pude me livrar dessa crença que era pura ignorância minha. Um complexo de culpa milenar que se arrastava por infindas gerações… 

.

E sobre esse mesmo tema aconselho outro maravilhoso livro “Os Segredos da Mente Milionária” de T.Harv Eker. Esse é realmente um livro pra ler com a família e passar para os filhos.

.

A mente milionária é bem mais do que só o dinheiro é uma maneira de ver o mundo! Esse livro fala sobre isso.

.

Tenho certeza que esqueci de indicar vários livros, mas se esses foram os que lembrei agora é por que foram os que me marcaram..

.

O último que vou indicar fala sobre minha experiência atual como pai de família e que me ajuda muito a lidar com as crianças. Ele se chama “Disciplina Positiva” de Jane Nelsen. 

.

Se você tem filhos, não perca um dia sem ler esse livro. Compre hoje! Ele não é uma especulação da psicologia familiar é algo prático e eficaz. Serve para o dia a dia e seus desafios na educação dos filhos.

.

Espero que esse percurso de vida e leitura possa inspirar você a iniciar um bom livro hoje…

.

Depois de anos estudando e praticando chegou a hora de produz um conteúdo que pudesse reunir a experiência no crescimento pessoal que transformou minha vida para produzir essa mesma evolução na vida de muitas outras pessoas.

.

Por isso resolvi sistematizar o que conheci em um método prático e eficaz de transformação pessoal e difundí-lo na internet, que é o melhor meio de expandir a informação que existe na atualidade.

.

 Na verdade, eu não criei nada nesse método apenas elaborei um conteúdo sintetizando de maneira clara e simples de vários temas consagrados de estudo e os reuni com a base central do Yoga, a ciência que mudou minha vida.

.

Um grande abraço!       

.

  • Filipe Constantino

    Obrigado por compartilhar suas experiências de crescimento pessoal. Me interessei por todas suas indicações. Entre elas a que eu já foi o “Os Segredos da Mente Milionária”.
    Forte abraço!

como-curar-o-estresse-11-praticando-yoga
Estresse: Como controlar e usar a seu favor (passo a passo)
buddhist-481763_1280
Os benefícios mentais do yoga
yoga e ansiedade
Ansiedade: como eliminar através do Yoga
Mentalização
Mentalização: Como Fazer de Modo Eficaz?
yoga-emagrece-praticando-yoga-1
Yoga Emagrece? Veja o que não lhe contaram!
yoga-e-seus-beneficios
Porque as pessoas amam praticar yoga?
circulac%cc%a7a%cc%83o-yoga
5 Benefícios do Yoga que talvez você não conhecia
posicao-corpo
Yoga para idosos: como senhora de 87 anos muda de vida após praticar yoga
Baixe Seu Ebook Gratuito e Comece Agora a Praticar YogaQuero o Meu E-book
+ +