A Mente: Como Reprogramá-la em 6 Passos

A Mente! Como reprogramá-la em 6 passos!
.


Quem já sentiu a sensação de que se auto boicotar?

.

Aquele erro que você sempre comete em determinadas situações, que parece estar só esperando o momento em que você vai se deparar novamente com esse cenário específico para que “bum”! Lá vai de novo! Cometer o mesmo erro!

.

Quando criança, nossa capacidade de aprender é enorme e é geralmente nessa época que certos comportamentos ficam arraigados em nossa mente. Quando você comete o mesmo erro sempre na mesma situação, é sinal de que você está se boicotando e esse vício comportamental você, provavelmente, aprendeu na infância.

.

Estudos recentes sobre o cérebro humano e sua forma de compreender o mundo revelou algo muito interessante: quando aprendemos algo novo juntamos as informações em um setor específico da nossa mente. Assim, quando queremos uma informação sobre esse determinado tema basta ir lá e acessar o que estamos procurando!

.

.

Como se nossa mente formasse várias pastas cada uma com um tema que aprendemos. Se você quer cozinhar, redigir um texto ou jogar basquete, seu cérebro busca a pasta em que arquivou o tema e a mente pode decodificar as informações.

.

Beleza, muito simples, não é?

.

Parece um computador. Mas aí vem um detalhe.

.

Em nossa mente, cada pasta toma vida própria. Ela se torna algo chamado “Núcleo cognitivo” um centro de informação independente que age nos auxiliando no que precisamos.

.

Imagine um médico cirurgião realizando uma operação enquanto ouve um diálogo interno de seus pensamentos dizendo: “corta mais para esquerda, para não acertar o Fígado” ou na mente de um engenheiro que planeja uma casa: “aqui será necessário mais uma viga para sustentar o teto”.

.

Você provavelmente já teve pensamentos assim enquanto realizava uma tarefa. Seu banco de dados mental lhe auxiliou com os conhecimentos que você adquiriu e que tomaram vida própria em sua mente.

.

Ótimo, até aqui está tudo em ordem. Mas…

.

E aquilo que você aprende, e não deveria aprender? Aqueles aprendizados negativos gerados por traumas, medos e situações perturbadoras? Será que eles também ganham vida própria em sua mente? Será que esses aprendizados negativos também se tornam núcleos cognitivos?

.

Sim, Infelizmente. Isso é que faz com que nossa mente fique programada para o erro. Muitas vezes você atrai para si aquela situação específica que faz você se boicotar por que, simplesmente está programado para isso.

.

Eu mesmo percebo vários boicotes em minha dinâmica mental. E fico muito feliz quando consigo desintegrar alguns desses “núcleos cognitivos do mal”.

.

Sim, pois eles são como vírus de computador que prejudicam todo o funcionamento de sua mente. É muito importante saber que existe cura para isso. Que é possível reprogramar a mente e que nossos comportamentos podem mudar. Como?

.

COMO REPROGRAMAR A MENTE EM 6 PASSOS …

.

.

PRIMEIRO PASSO: ESCANEAR A MENTE

.

Como fazemos com nosso computador para que ele não tenha vírus? Instalamos um antivírus, não é?

.

E o que um antivírus faz?

.

Bem, primeiro ele escaneia o sistema.

.

Esse é o primeiro passo que você deve fazer. Escanear sua mente. Observar seus pensamentos e perceber os padrões negativos.

.

.

SEGUNDO PASSO: ISOLAR PADRÕES NEGATIVOS

.

Depois que percebe um padrão negativo o que o antivírus faz? Ele o isola e manda para quarentena. Essa é uma fase importante. Depois de escanear seus pensamentos você descobre qual é seu erro. Inveja, medo, raiva etc.

.

Qualquer uma dessas coisas que geralmente não assumimos que possuímos, mas está lá. Só esperando o momento certo para se manifestar. Nessa fase é importante ter a humildade o bastante para admitir para si mesmo o que está acontecendo realmente na intimidade de sua mente.

.

Depois de isolar o problema, procuramos o cenário detonador. Aquela situação que gera em você essa deficiência. Quando isolamos o cenário, percebemos que mudam apenas os participantes, o lugar etc.

.

Mas o tema é sempre o mesmo. Isolando o tema e a deficiência estamos preparados para nos tornar mais vigilantes sobre nossa falha e só aí temos alguma chance de superá-la.

.

Como-Reprogramar a mente

.

TERCEIRO PASSO: ENCONTRAR A RAIZ

.

Em seguida, buscamos a raíz. Sim, essa parte é delicada.

.

Na sua infância, ou em outra fase da sua vida, você aprendeu a agir de determinada maneira para determinada situação. Sempre digo que nessa parte rege a lei do “Direto Oposto”. Assim, se você acreditou que era inferior na infância, vai agir com arrogância e prepotência no futuro.

.

É uma forma de defesa da mente contra o complexo de inferioridade. O “direto oposto” da humilhação é a arrogância. Esse é o momento de você saber mais de você mesmo e buscar ver àquilo que tentava esconder de si.

.

“Não há cura sem essa passagem dolorosa”.

.

.

QUARTO PASSO:  QUESTIONAR A SI MESMO

.

Depois de isolar totalmente o vírus, sua origem e fator detonador é hora de deletar. Essa fase do processo é o momento em que você irá questionar a si mesmo.

.

Por que, na infância, acreditou que isso era verdade? Será se é realmente verdade? Será se aquela pessoa ou situação que me fez acreditar nisso estavam realmente certos? Se não é verdade, qual seria a verdade?

.

QUINTO PASSO: PENSAR NA ATITUDE CORRETA

.

Depois de questionar a origem, ou seja, as coisas que lhe fizeram acreditar e aprender algo negativo.Pense em como seria a forma certa de agir quando o fator detonador surgir novamente.

.

Pense de forma clara e objetiva todos os motivos que você possui para agir de forma diferente, Feche os olhos e se imagine agindo dessa nova forma. Todo processo de isolar os fatores relacionados ao auto boicote são para lhe preparar para essa fase de agir de uma nova forma.

.

.

SEXTO PASSO: AGIR DIFERENTE

.

Nosso aprendizado está ligado a repetição de um comportamento. Se você agir diferente uma vez na situação detonadora vai ser mais fácil agir diferente outras vezes até que um dia aquela situação não representa mais perigo para você.

.

Recentemente senti que superei mais um desses vírus mentais que acumulamos em nossa vida. É uma sensação libertadora. Quando revia o fator detonador eu sempre colocava a culpa nos outros, até que passei a perceber a minha responsabilidade na questão e como eu mesmo estava me boicotando.

.

Foi só quando centrei o meu olhar para mim mesmo, para o mundo dentro de minha mente, que percebi toda dinâmica que me levava ao erro. Depois é só ir seguindo esses passos que listei. Não é fácil, mas vale muito a pena!

.

.

Um grande abraço

  • maria da graça

    muito bom,autoconhecimento mesmo,é dessa forma que começamos a reforma intima!!!!

como-curar-o-estresse-11-praticando-yoga
Estresse: Como controlar e usar a seu favor (passo a passo)
buddhist-481763_1280
Os benefícios mentais do yoga
yoga e ansiedade
Ansiedade: como eliminar através do Yoga
Mentalização
Mentalização: Como Fazer de Modo Eficaz?
yoga-emagrece-praticando-yoga-1
Yoga Emagrece? Veja o que não lhe contaram!
yoga-e-seus-beneficios
Porque as pessoas amam praticar yoga?
circulac%cc%a7a%cc%83o-yoga
5 Benefícios do Yoga que talvez você não conhecia
posicao-corpo
Yoga para idosos: como senhora de 87 anos muda de vida após praticar yoga